Ligue agora via WhatsApp
Moeda
dialectical-behavior-therapy
Texto: Viviane Nóbrega 14/05/2019 0 Comment.

O que é Terapia Comportamental Dialética?

A Terapia Comportamental Dialética (Dialectial Behavior Therapy- DBT), foi criada pela PhD Marsha Linehan ao longo da década de 1980 nos EUA, utilizou-se de conceitos e estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

A Terapia Comportamental Dialética foi desenvolvida inicialmente para indivíduos diagnosticados com transtorno de personalidade borderline (TPB), e no decorrer das pesquisas foram demonstrada a efetividade em diversos transtornos mentais graves, como transtornos alimentares (anorexia e bulimia, transtorno de compulsão alimentar), transtorno do estresse pós-traumático, transtorno do humor bipolar, transtornos relacionados ao uso de substâncias, transtorno depressivo maior.

A TCD é especialmente destinada para indivíduos que apresentam desregulação emocional grave, ou seja; comportamentos de risco, alta sensibilidade, dificuldade de lidar com emoções fortes e dificuldade em encontrar formas efetivas de regular a impulsividade ou passividade extrema (ex: automutilação, tentativas de suicídio, uso abusivo de drogas…).

Com isso, o tratamento é estruturado e planejado com o objetivo de ensinar de forma efetiva a regular as próprias emoções, melhorando as relações interpessoais, e tolerar os estressores do dia a dia.

A partir disso, o cliente aprenderá estratégias de mudanças comportamentais com ações objetivas para mudar aquilo que é possível mudar e habilidades no processo de aceitação e mudança, que são os princípios fundamentais na TCD. Essas habilidades são divididas em quatro módulos, onde o paciente poderá aprender todas as habilidades de uma só vez ou em conjunto, adaptado conforme a sua necessidade.

Mindfulness: Trabalhar a realidade de como ele é, e estar mais consciente e presente.

Regulação emocional: Ajudar a entender, nomear e regular as emoções fortes.

Efetividade Interpessoal: Manter e aperfeiçoar as relações.

Tolerância ao mal-estar: Ajudam a aprender a tolerar o estresse.

Portanto, a terapia comportamental dialética é reconhecida como padrão ouro no tratamento do transtorno de personalidade borderline e uma ampla gama de transtornos. Um tratamento que visa proporcionar alívio no sofrimento dos problemas de saúde mental e buscando construir vidas que valem a pena ser vividas

Referências:

Linehan,M.M(2010). Terapia Cognitivo Comportamental para transtorno de personalidade borderline. Porto Alegre-Artmed

Linehan, M.M(2018). Treinamento de Habilidades em DBT-Manual do Terapeuta. Porto Alegre-Artmed


Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo
X